sexta-feira, 15 de abril de 2016

RESENHA: DUDU E O FLA X FLU

Ficha técnica
Autor: Marcelo Santos
Ilustrações: André Faria
Editora: Kimera
Ano: 2016 – RJ
Gênero: literatura nacional, literatura infanto-juvenil.
ISBN: 978-85-688883-10-5


Desde que me recordo à rivalidade entre os times de futebol é algo levado muito a sério, onde temos conhecimento de famílias divididas, amigos que romperam amizade de muitos anos, e assim por diante.
Porém o livro vem abordar este tema, mas mostrar que podemos torcer sem romper os paradigmas estabelecidos para podermos vivenciar uma sociedade mais justa e onde ao invés de fazermos inimigos, rivais, que tal fazer amigos.
As ilustrações são singelas, mas cumprindo sua função, além de ter uma característica diferente o que acaba chamando a atenção para o conteúdo que o livro quer passar, porque somente as ilustrações não têm se a compreensão total da mensagem que foi idealizada para serem transmitidas as crianças.
Os balões com pequenas e valiosas dicas é uma saída genial do autor para comentar sobre os comportamentos se eles são ou não adequados. Temos que ressaltar esta é uma história para crianças com a leitura um pouco mais desenvolvida pela quantidade de palavras,por que para quem está no estágio inicial torna-se cansativo. Além de que o conteúdo presente no livro é uma dinâmica de crianças que já possuem um vocabulário mais extenso e conseguem fazer a ligação do que esta sendo lido e do que é vivido na escola.
Quem vai conseguir fazer com que o futebol não seja um ringue de batalha e sim um esporte nacional onde todos são um, é está nossa nova geração. Onde acabe com as torcidas organizadas e onde não precise haver a separação dos expectadores por time e sim como no livro, as famílias amigas vão juntas para assistir um clássico e torcendo com respeito ao time adversário, onde não teria mais brigas. Vibrar pelo time, torcer tudo com respeito e educação, sem sombra de preconceito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário