quinta-feira, 5 de maio de 2016

RESENHA: CADÊ O DESENHO QUE ESTAVA AQUI?


Ficha técnica

Autor: Ricardo Garcia
Ilustração: Ricardo Garcia
Ano: 2015 – RJ
Editora: Kimera
Gênero: literatura infantojuvenil, literatura brasileira, contos.
ISBN: 978-85-68883-09-9

A história descreve o que toda criança sonha que sua criação tenha vida, o autor teve a sensibilidade de fazer o leitor vivenciar momentos onde interagiam com desenhos, brinquedos, bonecas dando vida a eles e mais diferenciando o real do imaginário.
Uma palavra define o livro: sensacional! Psiquicamente existem várias aprendizagens contidas que talvez o autor não tenha feito de forma consciente, mas, permite o leitor viver o isolamento e segregação do personagem que não havia sido acabado, e que sendo diferente não se sentia pertencente ao lugar (Rabisco).
A saudade, que o Lucas sentindo falta de seus desenhos faz com que ele vá à busca do que ocorre com seus “tesouros interiores”. A alegria que ele tem ao reencontrar o que ele produziu, mas que havia sido “sequestrado”. Quantos conteúdos têm neste livro breve, mas recheado de emoções e vida psíquica a ser vivida.
Podemos vivenciar também através do que lemos, ou melhor, mergulhamos no universo proposto pelo autor. Fornecer situações diversas as crianças é fornecer conteúdo para uma futura elaboração de uma maturidade psíquica pertinente à idade cronológica - intelectual, já tendo favorecido o desenvolvimento emocional.
Temos mais dois aspectos a serem observadas, a solução lógica e prática, pois como a vila torta é um lugar dos desenhos de Lucas, ou seja, seu universo particular os desenhos do Rabisco não são pertinentes, por isso o uso da borracha.
Mas como ele percebeu que o Rabisco tinha se sentido menosprezado ele o finalizou, o que temos um aspecto muito bom a ser ressaltado, pois não houve sentimento de vingança, e sim de acolhimento, o que falta incentivar nossas crianças.
Nada de bateu, bate também! Porque não ser da paz e dizer: bateu conta para a professora?
Os adultos agindo de outra forma, as crianças assimilam também através dos exemplos, e diria mais, falar e não agir da forma que se fornece o comando á criança faz com que ela não tenha a atitude esperada. A atitude será contrária com o comportamento que a criança observou.
Finalizo fazendo uma confissão: quando pequena acreditava que minhas bonecas interagiam depois da meia noite, nunca conseguia ficar acordada para presenciar... Este livro me fez lembrar situações deliciosas que a inocência de uma criança permita com que ela vivencie, sem se importar com o julgamento alheio.
Por isso, hoje sendo mãe, brinco com meu filho do que é possível e sempre alimentando a criatividade e imaginação... nós dois brincando de Capitão América e Mulher Maravilha é demais engraçado... Pego familiares rindo escondido! E ele se divertindo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário