sábado, 7 de maio de 2016

RESENHA: O TIGRE DE LISTRAS AZUIS E OUTROS CONTOS

 
Ficha técnica

Autor: Júlio Emílio Braz
Ilustração: Mozart Couto
Editora: Kimera
Ano: 2015 – RJ
Gênero: literatura infantojuvenil, literatura brasileira.
ISBN: 978-85-68883-04-4


Quem nunca se deparou com uma situação de doença grave onde o risco de falecimento do ente querido é uma constante?
Ou acompanhar um familiar muito querido e amado num processo de coma, procedimentos de UTI, aparelhos apitando o tempo todo, um entra e sai de enfermeiros e médicos, onde não há dia ou noite... Tensão é sua aliada e fiel companheira. Situação complexa e que deixa muitas marcas.
Porém o autor teve uma sensibilidade e sutileza ímpar para descrever todo o processo de adoecimento e agravamento de uma doença onde a vítima é uma criança, todo mundo  fica condoído quando o ser afetado teve pouca oportunidade de “curtir” a vida. Chegando ao estado de coma e o que fatalmente sucede...
Mas o que surpreende quem lê é a delicadeza do autor de através da figura do tigre de listras azuis ir fazendo a criança que se encontra acamada e adoentada de viver suas fases sem sofrer de forma dramática e sim mostrando que pode perder de um lado mas há um ganho também...de acordo com a fé do leitor.
A figura do tigre não deu nomes às situações que o paciente vivia e sim fazia vive – lá de forma intensa e profunda, tudo numa linguagem simples de fácil compreensão para as crianças, além de uma dica de como os pais podem falar de temas polêmicos sem drama e sofrimento, jamais julgando a capacidade de compreensão dos pequeninos.
Como também têm outras histórias com temáticas interessantes e que tanto os pais, educadores e os pequenos podem vivenciar muito do que eles questionam, através da imaginação mergulhando nas histórias, sem necessariamente viver no mundo real.



2 comentários:

  1. Olá, não curto livros do gênero, mas gostei da premissa desse. Parece ser um daqueles livros que nos fazem tirar uma grande lição. Não sei se leria, mas é uma ótima oportunidade para quem gosta do gênero.

    P.S.: Eu tinha enviado o livro "Virando Amor" para o Booktour e você não me informou se ele chegou. Já faz mais de um mês e preciso da resposta e saber se você leu. Como está o andamento?

    ResponderExcluir
  2. isadora ferreira
    ja te respondi ... nao chegou!

    ResponderExcluir