terça-feira, 14 de junho de 2016


RESENHA: NÃO PARE!

Ficha técnica

Autora: FML Pepper
Editora: Valentina
Ano: 2015 – RJ
Trilogia: volume 1
Gênero: literatura nacional, literatura fantástica, livro em série, “best-seller” da Amazon.
IBSN: 978-85-65859-66-0

Nina é uma garota híbrida, mas que acredita que nasceu com uma anormalidade é o que ela acreditou durante boa parte da sua vida. Seus olhos se assemelham com os dos animais repteis como lagartos e cobras. O que a incomodava porque como toda adolescente quer ser diferente sendo igual ao gueto que aproximou.
Mas ela tinha outro agravante, mudava muito de cidade sem grandes explicações de sua mãe que lhe criou, tendo horror em falar sobre a paternidade dela, e ela sempre indagava tanto sobre as mudanças repentinas como sobre seu pai.
No decorrer do livro, observamos muitos aspectos de conceitos relacionados ao cristianismo, como parábolas e alguns episódios muito característicos a espiritualidade cristã. O curioso é que para explicar o que não acaba sendo realmente explicado, mas fica subentendido graças aos simbolismos usados pela autora em retratar algo que é inato a todo ser vivo: a MORTE!
 É necessário para o ciclo da vida que o individuo nasça, cresça se desenvolva e depois que deixar sua contribuição para a humanidade parta (morra) dando continuidade ao ciclo da vida com as outras gerações que virão após este que deu início.
Num mesmo episódio para explicar a existência das quatro dimensões e como foram criadas temos o dilúvio, parábola dos talentos, parábola do filho pródigo, quando o anjo se corrompe querendo ser Deus, ressureição de Cristo que Ele vai até o inferno (Vértice) para tentar salvar a todos.
Citei as passagens Bíblicas e que de forma simbólica se encontram na obra quando Nina começa a descobrir a existência das quatro dimensões, e porque de duas tornou-se quatro. Claro que os nomes e alguns dados muito específicos são criação da autora, tendo sido influenciada de forma consciente ou não sobre aspectos cristãos. Um detalhe que ainda não sei quanto é verdadeiro é os sentimentos contraditórios do real resgatador de Nina.
Como a forma que ela foi gerada, sendo racionalmente impossível imediatamente recordou-me sobre a concepção de Cristo, e o dogma de fé que diz que Maria é mãe do salvador. Maria é imaculada desde sua concepção, e que ela permaneceu imaculada e virgem mesmo tendo tido parto normal de Cristo – Emanuel – Deus conosco.
Mas sei que muitas das minhas dúvidas e anseios serão saciadas conforme consiga ler os outros volumes. Mas está leitura além de agradabilíssima recheada de arquétipos cristãos e de onde eu vim e para onde eu vou. Questionamentos que são pertinentes a todo ser humano, quanto mais um adolescente que está prestes a fazer seus 17 anos, e que tem o privilégio de conhecer varias culturas, países.
Porém quem lhe dá segurança é quem racionalmente deveria temer: a morte. Será que Nina mesmo jovem percebe que a única e real certeza da vida é que um dia deixaremos de existir? Por isso ela não teme seus resgatadores?
Creio que seja isso e muito mais... Como diria uma professora minha da faculdade: “falta peça deste quebra-cabeça!”. Confesso que não vejo a hora de terminar de decifrar, ou melhor, “monta-lo”.
Até breve!








Nenhum comentário:

Postar um comentário