terça-feira, 22 de março de 2016


RESENHA: “O espelho do monge”

Ficha técnica
Autora: Rosana Dias Vitachi  (PKT)
Editora: Chiado
Ano: 2015 - SP
Gênero: romance nacional – literatura fantástica – ficção
ISBN: 978-989-51-3530-1

Este é um livro que nos prende e nos surpreende a cada linha, quisera eu não ter sono para poder ler ele de uma única vez. Tamanha é a sede que nos provoca, como se a historia de Safia também é um pouco da história de descoberta e redescoberta de identidade de cada um. A autora sabendo ou não usa conteúdos técnicos psicológicos específicos de uma abordagem que segue o fundador C. JUNG, a ideia de arquétipos e os simbolismo presente nesta obra deixaria Jung muito feliz, porque tem situações que dirá numa linguagem mais popular que ela usa metáforas comuns a todos os inconscientes (arquétipos) às avessas.
Surpreendente! Delicioso de ler e ver o simbolismo presente muitas vezes quando a Safia tem seu “delírio”, faz sua viagem,  tem seu sonho consciente, por exemplo, certa vez ela encontra  um ser manso e meigo que é o gato, mas que é o inimigo de Safia que vem atrapalhar sua jornada, quantas vezes as aparências nos enganam?
Como em outros momentos fará alusão a Adão e Eva cederem à tentação meiga e sutil da serpente. Mas que se apresenta num homem bem vestido e com aparência desejável. Ou quando (nesta eu fiquei extasiada )o reino vem até o encontro de sua rainha Safia.
Estas e muitas outras aventuras encontrarão nesta história que deixa você vibrar e se alegrar a cada conquista e descoberta da protagonista. Pena que a história acabou... Quero mais!
Contudo temos uma protagonista obstinada e determinada que almeja descobrir desde cedo, sobre uma lenda que era desacreditada por muitos. Aluna de arqueologia também tentou obter apoio acadêmico, mas não obteve sucesso. Muitas vezes até a própria Safia não acreditava que conseguiria, porque ouvia mais o que o outro pensava e achava dela do que o que realmente era. Sua fala tinha sua insegurança estampada, mas tudo muda quando ela tem um encontro com o espelho.
Mas para protegê-la dos que tramavam seu mal é enviado um anjo da guarda para Safia e como o espelho também tinha seu protetor, creia muita coisa acontece. Tendo perto de si um anjo que não só protege o espelho como também a guia pra descobrir sua vocação, onde é o seu lugar, e mais ensina que servindo sempre não importa qual seja sua posição social.
Acha muita informação? Pouca ligação? Sinto muito... Este era o objetivo deixar você leitor desejoso por conhecer mais sobre esta aventura...




domingo, 20 de março de 2016

RESENHA: “A deusa de Anília e outras histórias”

Ficha técnica:
Autora: Claudia Miqueloti
Editora: Litteris editora
Gênero literário: ficção brasileira
Ano: 2015
ISBN: 978-85-374-0281-8

A autora foi muito sábia e escreve a trama de forma que aparecem eventos e você não quer parar de ler, primeiramente porque tudo começa com uma catástrofe e não se sabe a origem desta, vamos tendo conhecimento de acordo com o folhear das páginas e sentia meus olhos grudados, não querendo perder um cisco de detalhe.
Quando Krisna revela parte de seu segredo a um estranho, como a autora mesmo diz, e depois percebi que este segredo não estava revelado por inteiro. Porém eu tive um incidente que foi uma terrível dor de dente que além de ir à emergência do dentista fiquei com o mesmo latejando por ter sido cutucado.
E minha cabeça e mente querendo saber o que estava acontecendo em Anília e eu tinha que repousar porque não dava conta...
Voltando (não resisti a este desabafo!), no começo da leitura eu tinha a sensação que tinha acontecido algum desastre natural, como furação, tempestade avassaladora e depois começo a entender que o que havia destruído quase tudo era um Dragossauro que um mago muito ganancioso e sem limites para alcançar seus objetivos.
Mas Krisna age de forma tão acolhedora e materna que muitas vezes se coloca em perigo pra que seu povo não venha sofrer dano algum. Também porque apenas ela sabe lidar com a criatura liberta e com Ramura (mago ganancioso).
Em muitos momentos Krisna zela pelo povo de Anília como uma mãe por seu filho, mas na verdade quem precisa ser cuidada é ela e somente o seu povo e o Negro poderão fazer isso por ela.
E o segredo dela que ainda não fora revelado por inteiro... Você não está curioso?
Não deseja saber como se derrota o dragossauro? Quem o faz? E como fica o povo de Anília?
Eu gostaria de partilhar, mas deixo que vocês descubram de forma fantástica como é a narrativa deste livro... Que nos prende a cada palavra, pois tenho certeza irão aprovar...
Boa leitura!


LANÇAMENTO DE ANDRÉ E THIAGO

Primeiramente tive que mudar meus planos porque senão vou acabar falando demais sobre os projetos deles. Mas o melhor de tudo foi ver como algumas letras num papel formam grandes parceiros, e assim também como conhecer a história atrás da história.
Cada um soube entender e interpretar os sinais do que a vida reservava pra ele, além da superação pessoal também a criação de um núcleo mais forte que é a amizade. Respeito pelo que cada um é e vive...
Ontem foi um dia recheado de surpresas, deliciosamente pude parabenizar dois grandes autores que estão apenas permitindo que conhecessem seus universos fantásticos... Onde não só eles resolveram enigmas, mas muitos também em permitir se de viver e fazer pequenos – grandes gestos prazerosos.
A experiência pedagógica fica nítida na escrita do Thiago, que ao ler ambos os livros percebera as semelhanças apontadas ontem, mas acreditava que a ordem era contraria, mas os elfos uniram dois amigos quem sabe não unirá uma legião de fãs?
Que vocês tenha muito sucesso! E que seus desejos mais secretos se realizem...
Sou uma fã e parceira!  Contem comigo!


RESENHA – “O reino das vozes que não se calam”

 
Ficha técnica  
Autoras: Carolina Munhoz – Sophia Abrahão
Editora: Fantástica Rocco
Ano: 2014 – RJ
Gênero: ficção infantojuvenil brasileira – fantasia – ficção
ISBN: 978-85-68263-00-6

O livro é o primeiro volume de uma saga que trata da vida de uma adolescente com alguns problemas bem comuns, porém ela os dramatiza pra si mesmos e vive uma vida familiar recheada de delicadas situações – problemas.
Por conta disto ela começa a isolar-se do mundo que a cerca, vivendo um mundo só dela, como que vivesse numa bolha, tudo pra se proteger do inimigo: o meio externo. Ela tem a aparência muito deseja magra e alta, ela encontra na escola pessoas que usa de sua aparência como forma de descriminação, o que hoje tanto se discute o famoso: bullying social. Fazendo com que Sofie se isole ainda mais por não ter o biótipo ideal acaba culpando seus pais e que também ficam de mãos atadas.
Uma situação muito delicada onde seus pais e metres não desejavam que ela vivesse um drama tão complexo e delicado, afinal está discussão magreza contra um corpo não tão esbelto (vem fazendo educadores e pais repensarem muitas posturas).
Nesta batalha interna entre o que sou e o que desejam que eu seja fez com que Sofie entrasse em “delírio” visitando o REINO DAS VOZES QUE NÃO SE CALAM, no qual a convivência “virtual” com os habitantes deste reino favorece sua relação com o mundo real, ou seja, as pessoas pelas quais ela possuía certa “fobia”.
Mas tem umas surpresas como quem é a escolhida para salvar este reino...
Sofie mesmo isolada acaba tendo um namorado...
O desenrolar destes tópicos acima não serei estraga prazeres, não pretendo traumatizar nenhum leitor, recomendo o livro é ótimo. O que mais me surpreendeu foi Sofie assumindo que afastava as pessoas de seu convívio com a forma bruta de lidar com elas, e como a mãe dela sempre esteve presente e acreditando que tudo não passaria de um momento ruim. O ápice foi como a Sofie e sua família entra em consenso pra cada um lidar melhor com as qualidades e defeitos do outro.
Este livro nos ensina muito, não só a perdoar como a aprender a se colocar no lugar do outro. Se o REINO DAS VOZES QUE NÃO SE CALAM é um “delírio” ou não creio que isto fica ao encargo do leitor, porém peço perdão às autoras porque minha formação não me permitiu ver de outra forma. Mas quero que tanto elas como os leitores saibam que amei o livro, já comecei a ler o segundo, mas como tenho muito trabalho ele está na pilha esperando sua vez... Aguardem