quinta-feira, 9 de junho de 2016

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: DE OLHOS FECHADOS

Ficha técnica

Autora: Tatiane Tálita
Editora: Arwen
Ano: 2016 – SP
Gênero: literatura brasileira, romance.

Uma história que começa com o luto e depois imaginamos que após a perda de parente próximo a pessoa reavalia sua vida e tenta corrigir alguns aspectos para ir á busca da realização e da felicidade.
Mas Manuela fez escolhas pela aparência e não pela essência, o que fez com que ela cometesse um erro que a levou a muitos outros erros tão comuns na nossa sociedade atual e tão difícil de saber distinguir quem pode nos levar a errar uma vez e sequencialmente varias outras como Manuela.
Creio que o título do livro, é bem apropriado porque Enzo com sua forma de agir acaba seduzindo quem lhe cerca, de forma que a palavra não, não é dita a ele, o que se faz essencial para o crescimento de uma pessoa, ninguém pode tudo o tempo todo.
O comportamento de Enzo é como se o mundo existisse apenas porque ele é generoso, e não percebe que sua forma egoísta e ambiciosa de ser magoa a todos que se relacionam com ele, seja na esfera afetiva ou na esfera profissional.
Manuela já demonstra ser uma mulher que sua inocência de criança e seus sonhos muitas vezes a dominam, além de serem totalmente transparente aos olhos alheios, o que a deixa vulnerável, e não é vista como uma pessoa adulta, por não agir como uma pessoa adulta. Sonhos são importantes eles só não devem fazer do sonhador uma pessoa inconsequente.
Este livro nos traz muito a ser levado para nossa realidade como aprendizado, erros que podemos evitar, por mais envolvidos e empolgados que estejamos com o afeto do outro. Mas preservar-se e não deixar-se emocionalmente despido é uma forma de proteção.
A família de Enzo também é tanto vítima como Manuela da falta de escrúpulos e caráter deste que com a fala meiga e pequenos gestos age como um lobo que se cobre com pele de cordeiro para se tornar manso e puder se aproximar das ovelhas para que assim pudesse saciar sua sede e fome, já Enzo precisa alimentar seu ego, que não cabe dentro dele.
Viver em sociedade é uma arte, não é somente dividir o que temos é também não agir de forma consciente possa danificar o eu dos que lhe cercam... Porém para saber como ficará a vida de Manuela, Enzo e seus familiares, tenho certeza ainda tem muito a nos surpreender... Agora é com vocês!






terça-feira, 7 de junho de 2016

PRIMEIRA IMPRESSAO: LÁGRIMAS DE OUTONO

 
Ficha técnica

Autora: Amanda Bonatti
Editora: Arwen
Ano: 2016 – SP
Gênero: romance, literatura nacional, literatura brasileira.


Este livro vem nos trazer dilemas e dramas que são reais, famílias que vão ficando enlutadas pela perda de seus progenitores e os irmãos mais velhos junto com outros membros da família vão zelando pelo bem estar dos menos indefesos.
Apesar da perda dos pais em momentos diferentes e depois a convivência com uma madrasta que maltratava seus enteados mais indefesos e inocentes, que já sofriam com a ausência materna, depois a perda do pai.
Mas surpreendentemente esses irmãos sempre permanecem unidos, um cuidando do outro, tanto na vida real isso não é o que geralmente acontece, assim como geralmente também sempre há discórdia entre os irmãos na falta dos pais.
Este livro tem um enredo real cativante como ele é escrito e a BEL, Isabel a protagonista tem uma visão de mundo tão bela que tudo seria melhor se ela fosse real. Teve momentos que desejei colocar Bel no meu colo e tentar amenizar sua dor. Sua sensibilidade é apaixonante, além dela ir se adaptando com a realidade conforme essa mudança se faz necessária, o que faz com que ela amadureça sem perder a docilidade que ela traz das suas grandes amigas as flores.

Este é um livro que faz com que desejemos aprender a mudar o olhar, por pior que seja a situação e sempre lutar unindo forças e não diluindo... Aguardo o lançamento para ver o que acontece com minha pequena e doce Bel...